23 AGO 2019
PREFEITURA DEBATE IRRIGAÇÃO NO VALE DO BANANAL

A Prefeitura Municipal de Salinas realizou nesta sexta-feira (23), no Salão de Eventos Clemente Medrado, reunião com moradores e irrigantes do Vale do Bananal, com o objetivo de debater a regularização e uso democrático da água na região, visando o atendimento integral a todos os moradores. Cerca de 80 irrigantes participaram do debate. Além de representantes do Poder Executivo Municipal, a reunião contou com a presença do Vereador e Presidente da Associação de Irrigantes do Vale do Bananal, Dorivaldo Ferreira de Oliveira e os Vereadores Davi Andrade e Junior Pardim.

Ao abordar a responsabilidade sobre a gestão das barragens o Prefeito destacou que “apesar do Município contribuir para o desenvolvimento e manutenção do Vale do Bananal, a gestão das barragens é realizada pelo Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - SEAPA. Já o sistema de barraginhas é de responsabilidade da Associação de Irrigantes, presidida pelo Vereador Dorinha”. Pontuou também os esforços realizados pela Prefeitura para que a distribuição e fiscalização seja realizada de forma efetiva. “Fizemos solicitações ao Ministério Público, à Polícia de Meio Ambiente, debatemos as outorgas com os irrigantes, debatemos com a SEAPA a situação, solicitamos abertura da vazão de 10 para 15%, e ainda assim, a água não está chegando nas últimas barragens. Há irrigantes/moradores utilizando da água de forma irregular, e estes devem ser punidos, e o Estado deve intervir de forma efetiva nesta situação”, pontuou o Prefeito.

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Salinas