24 AGO 2020
SAÚDE
Informação de Utilidade Pública - Gabinete de Crise emite Nota Técnica acerca dos casos de COVID-19 no Presídio e na APAC de Salinas

Considerando a identificação de um foco expressivo de casos da COVID-19 no Presídio e na APAC de Salinas;

Considerando o surgimento de casos originados de festas particulares e encontros volumosos e irresponsáveis que ocasionaram aglomeração;

E considerando que, em virtude destes dois eventos, nos últimos dias surgiram novos focos preocupantes de disseminação da doença, alterando o estado de relativa estabilização, para elevação novamente do grau de risco de disseminação da pandemia;

O Gabinete de Crise vem reiterar que diversas medidas foram e continuarão sendo tomadas para controle e enfrentamento da Pandemia em Salinas.

Quanto aos casos do presídio, todas as medidas para controle e proteção à saúde dos envolvidos (detentos e funcionários) foram tomadas junto à Autoridade Judiciária e Secretaria Municipal de Saúde, além de buscas ativas para encontrar a origem desse foco de contaminação e contê-lo.

Quanto às festas particulares, estão sendo feitos rastreamentos e testagem de dezenas de pessoas indicadas pelo organizador do evento, de modo a identificar a dimensão da contaminação e conter o alastramento do vírus.

Todavia, cabe esclarecer que esse cenário, infelizmente, também tem direta relação com o relaxamento observado em diversos setores flexibilizados nos últimos dias, principalmente alguns bares e restaurantes, com grande desrespeito às determinações estabelecidas em decretos e acordados em reuniões, tanto no que tange ao desrespeito aos horários, quanto ao descumprimento a medidas sanitárias, como: a negligência ao distanciamento social e ao uso obrigatório de máscara.

Nesse sentido, alertamos a todos sobre a preocupante situação em que nos encontramos e, novamente, concitamos a todo salinense que faça a sua parte e dê sua contribuição, caso contrário, seremos obrigados a retornar ao cenário de endurecimento das medidas para inadiável proteção à vida.

Acrescenta-se, ainda, que todos os profissionais empenhados no enfrentamento da COVID-19 cumprem incansavelmente a sua missão, sendo inaceitável que sejam desrespeitados no cumprimento do dever de fiscalizar o cumprimento das medidas preventivas.

Mais uma vez, pedimos o comprometimento e consciência social de todos para que, assim, possamos vencer e superar unidos essa crise.

VINCULADOS À PÁGINA:
Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para receber as novidades da Prefeitura
Praça Moisés Ladeia, nº 64, Centro -
Salinas / MG - CEP: 39560-000