Nesta terça-feira (12), o prefeito de Salinas, Kinca Dias, o vice-prefeito, Benoni e Maria Araci Magalhães, da equipe de governo, reuniram com o diretor da empresa Ser-tão Solar, Walter Abreu, para tratar sobre a possibilidade de instalação de usinas de energia solar no município.
De acordo com Walter, a ideia é trazer para Salinas 50 pequenas usinas de energia solar, que seria viabilizada em parceria com pequenos produtores rurais. “Arrendamos a área dos produtores, pagamos um aluguel de 600 a cada mil metros quadrados e, assim, garantimos geração de trabalho e renda e ainda fomentamos o uso de energias renováveis, tão importante para os novos tempos'', disse o diretor.
“Neste modelo de produção de energia limpa, a geração de Salinas será direcionada para o sistema de compensação de energia e poderá ser compensada em qualquer outro município de atuação da Cemig”, explicou Walter.
O prefeito Kinca mostrou-se disposto a dar andamento com o projeto: “A energia fotovoltaica é uma energia renovável, que reduz a poluição do ar, o que torna as pessoas menos vulneráveis a doenças. Além disso, faz parte da nova geração de energia e uma alternativa que está sendo utilizada em todo o mundo”, afirmou o prefeito, que ainda esclareceu: “este ainda é o nosso primeiro contato. Vamos estudar mais e conhecer sobre o projeto na prática”, finaliza.