05 MAR 2021
Março Lilás - Câncer de Colo de Útero pode ser prevenido!

O mês de março, além de ser o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, também é o mês que incentiva a prevenção e identificação precoce do câncer de Colo de Útero – é o Março Lilás.

Este tipo de câncer é recorrente e é o terceiro de maior incidência entre a população feminina. No ano de 2020, foram diagnosticados 16.710 novos casos no Brasil. No ano de 2019, morrem 6.596 mulheres de câncer de colo uterino.

No entanto, esta doença é facilmente prevenível, por meio do exame preventivo, o Papanicolau.

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que têm entre 25 e 64 anos de idade deverá realizar o exame. É um exame simples, rápido, gratuito e disponível em todo país.

Outra forma de prevenção é a vacinação contra o HPV, Papilomavírus Humano. Este vírus pode causar lesões pré-malignas, que se não tratadas podem tornar-se o câncer de colo de útero.

Vacina contra HPV

A vacina contra o HPV encontra-se disponível no SUS para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Drª. Ana Paula Barros, médica oncologista do Hospital Dilson Godinho/Salinas, afirma que esta doença apresenta evolução lenta e geralmente é assintomática nas fases iniciais, levando a diagnósticos tardios. Quando sintomáticas, podem apresentar sangramento vaginal, dor abdominal, sangramento após relação sexual, entre outros sintomas.

“Prevenção é o melhor cuidado, mantenha seus exames periódicos em dia e em caso de surgimento de novos sintomas consulte seu médico”, afirma a Dra. Ana Paula.