A Vigilância Ambiental de Salinas realizou entre os dias 2 e 4 de março de 2021 o 2º Levantamento Rápido de índices Para Aedes Aegypti - LIRAa. A atividade consiste em realizar pesquisa com o objetivo de determinar o índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya no Município.
Por meio desta ação é possível classificar a situação de risco de uma epidemia baseada no índice apresentado. Foi apontada pela investigação um índice de 4,4%, o que coloca a cidade de Salinas como Alto Risco para doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.
Foi possível determinar ainda, os tipos de recipientes predominantes. Assim, constatou-se que a maior parte dos focos encontrados foram em depósitos ao nível do solo para armazenamento doméstico (filtros, moringas, potes, cisternas, tambores, cacimba e caixas d'água no chão). Além destes, foram encontrados focos em outros tipos de depósitos, como bebedouros de animais, vasos de plantas, recipientes de degelo em geladeiras, materiais de construção).
Diante dos resultados, a Vigilância Ambiental ressalta a importância de que os moradores monitorem seus imóveis em busca de possíveis criadouros do mosquito.