03 MAI 2021
PAA: Parceria com a Agricultura Familiar vai colaborar com assistência às famílias em vulnerabilidade

Nesta segunda-feira, dia 3 de maio, ocorreu a abertura oficial do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-EMATER). O programa é uma das principais políticas de apoio e incentivo à agricultura familiar no Brasil.

Por meio do PAA, agricultores, cooperativas e associações vendem seus produtos para órgãos públicos. Neste caso, a Prefeitura de Salinas adquire os alimentos, por meio do Banco de Alimentos, e os repassa para as famílias assistidas pelo CRAS, que se encontram em vulnerabilidade alimentar.

A cerimônia, reservada para poucos participantes, devido a pandemia do novo coronavírus, ocorreu no Salão de Eventos da Prefeitura Municipal e contou com a presença de agricultores familiares, os representantes da Emater: Lorena Martins (coordenadora de Bem Estar Social); Harley Alex Soares (Extensionista Agropecuário); o gerente do Banco do Brasil, Samuel; o prefeito de Salinas, Kinca Dias; a secretária de Desenvolvimento Social, Adelane Ferreira e a coordenadora do PAA, Laureana Brito.

“Os produtores inscritos no projeto entregam os produtos para o Banco de Alimentos e este é o responsável pela separação, elaboração e entregas de cestas verdes às famílias, que se encontram em vulnerabilidade alimentar referenciadas pelo CRAS”, explica a coordenadora do PAA.

Para o prefeito de Salinas, Kinca Dias, este é um passo muito importante para a promoção social em Salinas. “O PAA vai colaborar com as iniciativas da Secretaria de Desenvolvimento Social para garantir dignidade às famílias, principalmente nestes tempos de incertezas, como a pandemia do coronavírus”, finaliza.