Ir para o conteúdo

(38) 3841-1513
(38) 3841-4761
gabinete@salinas.mg.gov.br
Segunda a Sexta-feira das 07 horas as 17 horas
Siga-nos
Prefeitura de Salinas - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
AGO
16
16 AGO 2021
SOCIAL
Salinas adere ao selo UNICEF para garantir direitos das crianças e adolescentes

A Prefeitura Municipal de Salinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Políticas Públicas (SMDSPP), aderiu ao Selo UNICEF Edição 2021-2024. A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) tem como objetivo estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Além de assumir o compromisso de colocar os direitos de crianças e adolescentes como prioridade, ao aderir ao Selo UNICEF, Salinas passa a ser acompanhada durante quatro anos pelas equipes do UNICEF e de seus parceiros implementadores, tendo acesso a formações, conteúdos programáticos, acompanhamento de seus indicadores e de planos de ação.

Como funciona

Ao fazer a adesão ao Selo UNICEF, o município se compromete a seguir a metodologia proposta, que perpassa a integração das políticas públicas e a concepção de desenvolvimento intersetorial para avançar na garantia dos direitos de meninos e meninas. Também é preciso que a participação social seja incentivada, garantindo o envolvimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e a participação de adolescentes.

Durante quatro anos, período de duração de cada edição do Selo UNICEF, as gestões municipais que aderem à iniciativa, participam de capacitações, recebem bibliografia e suporte técnico da equipe do UNICEF e parceiros, desenvolvem um plano de ação, mobilizam a comunidade local para participar das decisões, acompanham a evolução de indicadores sociais, são monitorados. Ao final da edição, o UNICEF avalia o avanço de cada um dos municípios participantes e anuncia os certificados.

Expectativas

De acordo com a secretária de Assistência Social e Políticas Públicas, Adelane Ferreira, aderir ao selo UNICEF é um passo muito importante para Salinas, sobretudo para as crianças e adolescentes, pois o projeto incentiva a cultura do monitoramento, avaliação e planejamento.

“Este não será um projeto apenas desta pasta, vamos trabalhar de forma integrada com as demais e com as diversas áreas da gestão municipal”, revela Adelane, que ainda explica: com a iniciativa, além de fortalecermos mais a relação do município com a sociedade civil organizada, vamos promover o protagonismo do adolescente, ter o reconhecimento internacional pela implementação de políticas para crianças e adolescentes e ainda contarmos com mais capacitação e formação, tanto para o público-alvo, como, também, para as equipes dos município”, finaliza.

O prefeito Kinca Dias comemora a iniciativa e afirma que a gestão está empenhada para transformar a realidade das crianças e adolescentes e cita a música de Milton Nascimento: “‘E há que se cuidar do broto pra que a vida nos dê flor e fruto’. Estamos trilhando os caminhos do progresso do nosso município e, por isso, queremos garantir a proteção, que vem da base”, finaliza.

(Com informações do UNICEF)

Seta
Versão do Sistema: 3.1.7 - 02/12/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia