19 NOV 2021
SAÚDE
CRESCER SAUDÁVEL - Alunos do Centro Solidário participam de ação multidisciplinar
Nessa quinta-feira (18), a equipe do programa “Crescer Saudável” realizou com as crianças da Educação Básica e Ensino Fundamental I, do Centro Solidário do bairro Nova Esperança, uma ação com atividades envolvendo saúde nutricional, auditiva e práticas corporais.

Com o objetivo de contribuir para o enfretamento da obesidade no país e por meio das ações realizadas dentro do Programa Saúde na Escola (PSE), crianças matriculadas na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e Ensino Fundamental I recebem uma atenção multidisciplinar com foco em promoção da alimentação adequada e saudável, incentivo às práticas de atividades físicas e outros cuidados com a saúde dos pequenos.

Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.

“As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores como hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros”, alerta Ariely Santos, nutricionista do Programa Crescer Saudável.

O programa “Crescer Saudável” foi implementado em 2019 em Salinas e, desde então, através de uma agenda coordenada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os alunos da Educação Infantil e Fundamental recebem uma atenção especializada envolvendo nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e assistência social.