Ir para o conteúdo

(38) 3841-1513
(38) 3841-4761
gabinete@salinas.mg.gov.br
Segunda a Sexta-feira das 07 horas as 17 horas
Siga-nos
Prefeitura de Salinas - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JAN
19
19 JAN 2022
SAÚDE
Vigilância Ambiental divulga 1º LIRAa 2022
enviar para um amigo
receba notícias
A Vigilância Ambiental de Salinas realizou, entre os dias 11 e 13 de janeiro de 2022, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Esta atividade consiste em uma pesquisa para determinar o nível de infestação do mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya. Além disso, por meio do levantamento, é possível apontar quais são os tipos de depósitos predominantes e que podem servir para criadouros do mosquito.

A ação realizada apontou que o município está com um índice de infestação de 5,4%, o que o classifica em ALTO RISCO de infestação e doenças relacionadas ao Aedes aegypti. Esse número significa que, a cada 100 imóveis pesquisados, em mais de 5 foram encontrados focos do mosquito.

A pesquisa mostrou que os tipos de recipientes mais comuns encontrados com focos do mosquito foram depósitos móveis, isto é, vasos de plantas, bebedouros de animais, recipientes de degelo em geladeiras (32,8% dos depósitos pesquisados), o segundo tipo de depósitos mais comuns foram em recipientes para armazenamento de água para consumo doméstico, ou seja, tanques, caixas d’água ao nível do solo (29,5% dos depósitos pesquisados) e em terceiro lugar foram encontrados focos em lixos em geral, garrafas plásticas, entulhos e restos de materiais de construção (24,6% dos depósitos pesquisados).

A partir dos resultados apontados, a Vigilância Ambiental tem adotado estratégias de acordo com os resultados obtidos. Pedimos a colaboração da população para que seja verificado regularmente seus imóveis e que busquem eliminar todo recipiente que possa vir a ser um criadouro do mosquito, ressaltamos também a importância que se permita a visita dos agentes de endemias nas residências.
Seta
Versão do Sistema: 3.2.5 - 03/08/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia