O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar. Nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.
Para ter acesso ao programa, as principais portas de entrada são a unidade básica de saúde e o serviço hospitalar do município. De acordo com os critérios de inclusão baseados na portaria No. 2029, de 24 de agosto de 2011, que institui a Atenção Domiciliar no SUS, os profissionais solicitam a avaliação da equipe para a avaliação necessária. Inicialmente é necessário que exista: registro no Cadastro Nacional do SUS; endereço comprovado na área de abrangência da unidade básica de saúde e cuidador responsável pelo paciente.
As etapas do atendimento podem ser definidas em, (1) Solicitação de avaliação da Equipe de ESF; (2) Avaliação da equipe do Melhor em Casa em até 48 horas após solicitação; (3) Classificação do paciente quantos aos critérios de inclusão e prioridade de atendimento; (4) Acompanhamento individualizado e (5) Óbito ou Alta para Equipe de ESF responsável.