Ir para o conteúdo

(38) 3841-1513
(38) 3841-4761
gabinete@salinas.mg.gov.br
Segunda a Sexta-feira das 07 horas as 17 horas
Siga-nos
Prefeitura de Salinas - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Carta de Serviços
Atualizado em: 26/01/2023 às 08h57
ONLINE
TELEFONE
PRESENCIAL
Assistência Social
Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS

Unidade pública, responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado.
 

Avaliar Serviço
Baixar PDF
Baixar PDF
Serviço para:
CIDADÃO
Formas de Acesso
Online Telefone Presencial

Endereço: Nilson Gonçalves das Neves, n°1, Bairro: Floresta
Telefone: 3841-1451
Custos
Gratuito.
Etapas do Serviço

Acolhida
A acolhida deve ser compreendida sob duas perspectivas: a acolhida inicial das famílias/indivíduos e a postura acolhedora necessária ao longo de todo o período de acompanhamento. A acolhida inicial tem como objetivo identificar as necessidades apresentadas pelas famílias e indivíduos, avaliar se realmente constitui situação a ser atendida nos Serviços do CREAS e identificar demandas imediatas de encaminhamentos.

Acompanhamento Especializado
Compreende atendimentos continuados e uma gama de possibilidades para seu desenvolvimento, segundo as demandas e especificidades de cada situação. Proporciona espaço de escuta qualificada e reflexão, além de suporte social, emocional e jurídico-social às famílias e aos indivíduos acompanhados, visando ao empoderamento, enfrentamento e construção de novas possibilidades de interação familiares e com o contexto social. Tem como ponto de partida a elaboração do Plano de Acompanhamento.

Articulação em rede
Identificadas as demandas cujo atendimento ultrapassem as competências do CREAS, as famílias e indivíduos devem ser encaminhados para acessar serviços, programas e benefícios da rede socioassistencial, das demais políticas públicas e órgãos de defesa de direitos.

Nessa direção, destaca-se, que é particularmente importante a articulação do CREAS com:

• CRAS;
• Gestão do Cadastro Único para Programas Sociais e dos Programas de Transferência de Renda e Benefícios (Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada - BPC);
• Serviços de Saúde, em especial a Saúde Mental;
• Órgãos de Defesa de Direitos (Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública);
• Rede de Educação;
• Serviços de Acolhimento;
• Trabalho e geração de renda.

Requisitos
Famílias e indivíduos que vivenciam violação de direitos.
Previsão de Atendimento
Sob Demanda.
Acompanhamento
As informações sobre o acompanhamento das famílias e indivíduos no CREAS contribui para a organização e sistematização das informações de cada situação acompanhada, devendo ser registradas em instrumentais adequados a este fim. Sua utilização deve ser restrita à equipe do CREAS que deverá atentar-se ao sigilo e privacidade necessários, de acordo com o código de ética dos profissionais implicados no acompanhamento.

Para registros dessas informações utiliza-se os prontuários que são  preferencialmente padronizado, no qual podem ser re gistrados: os dados socioeconômicos e o histórico das famílias; os eventos decorrentes dos riscos pessoais e sociais, por violação de direitos; o acesso a programas, benefícios e serviços; as informações sobre a evolução do acompanhamento familiar; os encaminhamentos realizados e aspectos do acompanhamento dos encaminhamentos; o desligamento das famílias/indivíduos.

Para os acompanhamentos são elaborados o Plano de Acompanhamento Individual e/ou Familiar, para cada família/ indivíduo, seja traçado o Plano de Acompanhamento. Nesse instrumento, faz-se necessário o apontamento de objetivos, estratégias e recursos que possam contribuir para o trabalho social, considerando as particularidades e o protagonismo de cada família e indivíduo.
São elaborados relatórios que podem dispor de informações sobre as ações desenvolvidas e os progressos em relação às famílias e aos indivíduos acompanhados.
Responsável pelo serviço:
Daniele Gardene R. dos Reis
Daniele Gardene R. dos Reis
Responsável pelo atendimento
ATENDIMENTO:
Segunda a sexta das 07h as 17h
TELEFONE:
3841-1451
ENDEREÇO:
Nilson Gonçalves das Neves, n°1, Bairro: Floresta
Serviço relacionado a secretaria:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Políticas Públicas
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Políticas Públicas
Elge Valéria Ferreira Morais
ATENDIMENTO:
7h às 17h
TELEFONE:
(38) 3841- 4758
ENDEREÇO:
Rua Joaquim José Pereira, nº 229, Centro.
Seta
Versão do Sistema: 3.2.10 - 11/01/2023
Copyright Instar - 2006-2023. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia