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Carta de Serviços
Atualizado em: 24/01/2023 às 18h23
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Assistência Social
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS – Casa das Famílias)

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um estabelecimento público constituindo como uma referência para a comunidade, um espaço de convivência e a porta de entrada para os serviços da Assistência Social no SUAS, a equipe do CRAS trabalha preventivamente, organizando e ofertando serviços com o objetivo de promover a emancipação dos usuários como Idosos, pessoas com deficiência, crianças/ adolescentes, adultos sendo ou não beneficiários de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e Benefícios de Prestação Continuada (BPC), famílias ou indivíduos em situação de vulnerabilidade.

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Serviço para:
CIDADÃO
Formas de Acesso
Online Telefone Presencial

Endereço – Rua Basílio Santiago, 147 – São Pedro.
Telefone: (38) 3841-1161
Email: crassalinas@yahoo.com.br
Documentação

Identidade – CPF – Título de Eleitor – Carteira de Trabalho e/ou contra cheque (Comprovante de renda) – Certidão de nascimento (Menor de 15 anos) – Comprovante de Endereço (Exclusivamente Energia elétrica dos últimos 60 dias)

Obs. Para atualização cadastral do Cadastro Único referente ao BPC deverá apresentar os CPFs de todos os moradores que reside na mesma casa e atualização deverá ocorrer com periodicidade anual.
 

Custos
Gratuito.
Etapas do Serviço

Por se tratar de um equipamento visto como porta de entrada para os serviços socioassistenciais e outros não a sistematicidade para tal.

Requisitos
Subsidiado na Justificativa.
Justificativa
O centro de referência é a prevenção, pois é nesse estabelecimento que a população que se encontra em situação de risco e vulnerabilidade é atendida. Os serviços ofertados no CRAS são divididos da seguinte forma:
  • Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)
    Serviço de convivência e fortalecimento de vínculo (SCFV)
    Serviço de proteção social básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosos
     
O volume maior dos serviços prestados está concentrado no PAIF, que consiste em atender a família, acolher e entender qual o seu contexto, elencando vulnerabilidades, e traçando estratégias para suas superações.

Vale destacar que o trabalho da equipe do CRAS não se restringe apenas ao seu espaço físico. Encontros podem ser organizados com a comunidade em outros equipamentos públicos para debater assuntos como, moradia, drogas e violação de direitos. Além disso, existem as visitas efetuadas pelas equipe técnica (Assistente Social e Psicólogo) aos domicílios das famílias.
Previsão de Atendimento
Conforme as demandas e necessidades de cada usuário ou grupo familiar.
Prioridades de Atendimento
As famílias e indivíduos que necessitam de proteção social básica podem acessar o CRAS de três maneiras, são elas:

- Encaminhados por outros setores públicos, como Educação e Saúde, ou pela própria rede socioassistencial.

- Busca ativa através da equipe de referência do CRAS. As famílias podem ser localizadas através de visitas aos domicílios ou atendimento no próprio equipamento. A procura pode ser orientada pelos territórios que apresentam maior número de vulnerabilidades, e que comumente não acessam os serviços espontaneamente

- Procura pelo indivíduo ou pela família de forma voluntária, solicitando o atendimento diretamente no CRAS
 
Acompanhamento
O acompanhamento ocorre conforme as demandas de cada usuário ou grupo familiar sendo levado em consideração todo contexto de vulnerabilidade a partir de uma avaliação subjetiva e técnica.
Observações
As equipes de referência são as responsáveis por organizarem a oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios disponibilizados no CRAS. O quadro de profissionais que compõem o equipamento público é multidisciplinar para que, baseado em estratégias pensadas em suas totalidades, a política da Assistência Social traga resultados expressivos para seus usuários.
Responsável pelo serviço:
Keila Caires de Freitas
Keila Caires de Freitas
Responsável pelo atendimento
ATENDIMENTO:
De segunda- feira a sexta-feira 07h às 17h
TELEFONE:
(38) 3841-1161
ENDEREÇO:
Rua Basílio Santiago, 147 – São Pedro
Serviço relacionado a secretaria:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Políticas Públicas
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Políticas Públicas
Elge Valéria Ferreira Morais
ATENDIMENTO:
7h às 17h
TELEFONE:
(38) 3841- 4758
ENDEREÇO:
Rua Joaquim José Pereira, nº 229, Centro.
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