O Conselho Municipal de Saúde - COMSAS realizou na manhã desta quarta-feira (08), Reunião Ordinária para debater importantes pautas para o desenvolvimento da saúde em Salinas. Foram apresentados dados acerca do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Entorno de Salinas (CISNES), Serviços de Terapia Renal Substitutiva Hemodiálise (fluxo e ampliação), Rede de Valorização pela Vida, Saúde na Escola e Revisão da Carteira de Serviço (Atenção Primária).
Heli Durães, Vice-Prefeito Municipal, destaca que reuniões como estas são fundamentais, pois nelas são debatidas as principais ações a serem executadas pela Secretaria de Saúde. "Este é um dos conselhos mais atuantes do Município. A partir destas reuniões e do mapeamento de demandas, é que a Secretaria pode ir em busca de recursos", além de pontuar o desejo da Administração em se "consolidar como uma cidade referência, que presta serviços para o local e expande seu atendimento, tornando-se polo".
A Secretária Municipal de Saúde, Marlúcia Maia, pontua que estas reuniões ocorrem uma vez por mês para debater ações referentes à Saúde Municipal. "Nenhuma decisão pode ser tomada sem a aprovação do Conselho. Todas as metas são apresentadas aos conselheiros, que também realizam visitas as Unidades de Saúde com o objetivo de verificar a eficácia do atendimento. Este órgão é de extrema importância para a Secretaria, pois é feito, a partir dele, um trabalho efetivo em prol da Saúde no Município".
Hermínio Oliveira, Presidente do COMSAS, destaca que o Conselho é um órgão do Executivo, que "observa, no exercício de suas atribuições, as diretrizes básicas do SUS, bem como as definições na Seção de Saúde da Lei Orgânica Municipal e aquelas prioritárias definidas pelo conselho, sendo norteado pelo princípio constitucional de que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado".
ASCOM Prefeitura Municipal de Salinas