23 MAR 2020
Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (23)

Teve início nesta segunda (23) a primeira fase da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe), antecipada pelo Ministério da Saúde. Dividida em três fases, a campanha tem como objetivo auxiliar os profissionais de saúde a descartarem a influenza na triagem de casos para o novo COVID-19, acelerando o diagnóstico e minimizando o impacto nos serviços de saúde.

A segunda fase da campanha começa no dia 16 de abril e tem como foco os professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já na terceira fase, que começa no dia 9 de maio, deverão receber a vacina as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

A campanha será encerrada no dia 22 de maio. O público da campanha também está maior neste ano, abarcando os adultos de 55 a 59 anos, que não recebiam a vacina nos anos anteriores.

Recomendações para a aplicação das doses diante dos casos do novo COVID-19

Diante dos casos do novo COVID-19, com o objetivo de evitar aglomerações durante a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde a vacinação para idosos irá ocorrer sob a seguinte escala. A Vacinação Domiciliar será realizada para idosos acamados.

Calendário de Vacinação de idosos:

23 a 26/03 – 75 anos ou mais

26/ a 30/03 – 74 a 74 anos

31/03 a 07/04 – 65 a 69 anos

08 a 15/04 – 60 a 64 anos

Locais de Vacinação: Unidades de Atenção Básica à Saúde – UBS de Segunda a Sexta das 7h às 17h

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Salinas