01 FEV 2021
Informe: balanço das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 em Salinas

WhatsApp Image 2021-02-01 at 20.20.58

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o COVID-19 teve início no Brasil e o Ministério da Saúde dividiu a campanha em fases e norteou os trabalhos por meio do Informe Técnico, onde apresentou o público alvo, sendo ele:

• Trabalhadores da saúde.
  • Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas).
  • Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas).
  • População indígena vivendo em terras indígenas.

Contudo, consciente que o número de doses era insuficiente para vacinar o público alvo selecionado nessa 1ª fase, o Ministério da Saúde orienta no Informe Técnico “necessária uma ordem de priorização… recomenda-se a seguinte ordem para vacinação dos trabalhadores da saúde conforme disponibilidade de doses”:

• Equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos elencados para as 6 milhões de doses;

• Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência);

•  Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19;

Diante dessas recomendações e após análise do público em nosso município, as 263 doses recebidas por Salinas foram distribuídas da seguinte forma:

• 158 doses para o Hospital Municipal Dr. Oswaldo Prediliano Santana.
  • ​56 doses para a Atenção Primária.
  • 35 doses para os residentes do Lar Santa Clara.
  • 10 doses para o Serviço de Hemodiálise.
  • 4 doses para o SAMU.

Vale ressaltar que estamos aguardando a 2ª remessa para dar continuidade a vacinação desse 1º grupo, visto que, as doses recebidas não foram suficientes para atingir todo o público.