Ir para o conteúdo

(38) 3841-1513
(38) 3841-4761
gabinete@salinas.mg.gov.br
Segunda a Sexta-feira das 07 horas as 17 horas
Siga-nos
Prefeitura de Salinas - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
FEV
15
15 FEV 2021
MEIO AMBIENTE
Aterro Sanitário: Prefeitura de Salinas busca viabilizar construção no município
enviar para um amigo
receba notícias

No início de fevereiro, representantes do Consórcio Público Intermunicipal Multifinalitário do Alto Rio Pardo (Comar) estiveram em Salinas, em reunião com a os futuros secretários de Governo e de Agricultura e Meio Ambiente, Maria Araci e Valdeir, respectivamente, além do engenheiro ambiental Paulo César e a engenheira civil Débhora Guimarães.

Após reunião, a geógrafa do Comar, Tamires Sousa, e o engenheiro civil, Jefferson Dangelis, realizaram visita técnica no local ofertado pelo município para a construção do aterro. Infelizmente, em outra reunião, realizada no dia 9, e após relatório da equipe técnica, o local não foi aprovado, mas o município busca outras áreas alternativas para a construção do aterro.

Entenda o caso:

Atualmente, Salinas possui um aterro controlado, que recebe 30 toneladas de lixo por dia, sendo 900 toneladas por mês de resíduos domésticos e comerciais coletados.

Com a entrada do município ao Comar, Salinas passa a integrar o grupo para a construção de aterro sanitário para a destinação dos rejeitos sólidos e, assim, garantir recursos expressivos por meio de incentivos fiscais do Governo Federal.

De acordo com o engenheiro ambiental, Paulo César Oliveira, haverá ampliação da coleta seletiva, com o fortalecimento da associação de catadores, criada ainda na primeira gestão do prefeito Kinca Dias. “Com esta ação, haverá um maior reaproveitamento dos materiais recicláveis e geração de emprego e renda para os associados. Reduzindo drasticamente os resíduos que serão destinados para o aterro e aumentando a vida útil do mesmo”, diz.

O engenheiro ainda reforça que segundo o artigo 18º, da Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Salinas já tem um plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, elaborado no primeiro governo do prefeito Kinca Dias (2013 - 2016) e é condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União. “A gestão está empenhada em colocar este projeto em ação, principalmente por acreditar nas melhorias ambientais, na geração de renda e nos resultados positivos que virão para os salinenses”, finaliza.

Seta
Versão do Sistema: 3.2.8 - 16/11/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia