27 AGO 2021
Salinas realiza XIII Conferência Municipal de Assistência Social

Nesta sexta-feira (27/08) ocorreu a XIII Conferência Municipal de Assistência Social de Salinas. O encontro é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social e Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Políticas Públicas.

Este ano, a conferência discutiu sobre o tema: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social” e o lema: “Minas Gerais unida em defesa do SUAS”. No encontro, que contou com apresentações artísticas e culturais, houve a participação da população quilombola de Salinas, movimentos, membros da sociedade civil, organizações e entidades.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Gabriela de Almeida Loiola, falou da importância deste espaço de discussão para o fortalecimento da luta por direitos e lembrou que só se faz políticas públicas com investimentos e enfatizou que é preciso derrubar a Emenda Constitucional n.º 95, que congela investimentos públicos e desampara os que mais precisam.

Já a secretária de Desenvolvimento Social e Políticas Públicas, Adelane Ferreira, ressaltou a importância da conferência para a Assistência Social, principalmente para todos aqueles e aquelas que precisam de Políticas Públicas eficazes, para lhes garantir mais dignidade. Ela ainda pontuou o compromisso da Prefeitura de Salinas com a redução das desigualdades e a garantia da proteção social.

Representando o prefeito Kinca Dias, que cumpre agendas junto ao Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS), a secretária de Governo, Maria Araci, apresentou os secretários e coordenadores da gestão, que se fizeram presentes e, dessa maneira, colocou a Administração Municipal a frente da defesa das políticas públicas e do trabalho junto ao desenvolvimento social.

“A conferência é um marco da democracia, onde a participação popular assume a direção das Políticas Públicas por meio das propostas apresentadas'', afirma Adelane, que enfatiza: “Hoje, Salinas demonstrou grandes avanços, apresentando propostas que trazem ao público da assistência social e aos trabalhadores mais segurança e efetividade nas ações. Tivemos grandes representatividades, como a população quilombola e instituições não governamentais. O público participou de forma efetiva. Foi um sucesso”, finaliza a titular da Pasta de Desenvolvimento Social e Políticas Públicas.

Versão do Sistema: 3.2.5 - 03/08/2022