Nesta terça-feira (27), no Portal do Desenvolvimento, foi apresentado pelo Diretor Geral do Departamento Penitenciário do Estado, Rodrigo Machado, a proposta de utilização da mão de obra de apenados do Presídio de Salinas, com vista a ressocialização da população carcerária local.
Presente ao evento, o Vice-Prefeito, Raimundo Benone, deu boas vindas ao diretor e equipe, dizendo que o município de Salinas está a disposição para contribuir com projetos de impacto social como o da utilização da mão de obra carcerária.
Rodrigo Machado, destacou em sua apresentação, as experiências desenvolvidas em Governador Valadares e no triângulo mineiro, onde os apenados ocupam o tempo de reclusão produzindo uniformes escolares e peças de vestuário e recebem por isso, redução de pena e o equivalente a dois terços do salário mínimo como remuneração mensal.
Ressaltou também o trabalho realizado pelos recuperandos da APAC/Salinas, que já prestam serviços à comunidade através de parceria firmada com a prefeitura, sendo possível sua ampliação. Assim, visando obter benefício mútuo: de quem contrata por um custo menor e dos apenados contratados que recebem remuneração e podem, depois de cumprirem suas penas, sair do sistema com uma ocupação remunerada.
O representante do MP, Promotor da Primeira Promotoria de Justiça da Comarca, Dr. Caio César, destacou os projetos existentes e o apoio do MP a iniciativas dessa natureza, quer seja através de parcerias com o serviço público ou com a iniciativa privada.