01 DEZ 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
Apresentação do projeto piloto de descaracterização e doação de vestuários e calçados
Foi realizada nesta quarta-feira (30) a apresentação do projeto piloto de descaracterização e doação de vestuários e calçados destinados à Salinas e demais municípios atingidos pelas enchentes. O projeto, apresentado pela ex Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Políticas Públicas, Adelane Gomes, destacou a atuação do município durante a emergência devido as enchentes em 2021, como polo de recebimento de doações em todo o Brasil, tendo contribuído com municípios como Curral de Dentro, Novorizonte e Rubelita. De acordo a apresentação, “até novembro de 2022, 1.104 pessoas foram beneficiadas por meio de mais de dez projetos”.

Quem receberam as doações:

– Famílias com renda mensal por pessoa até R$$ 89: classificação de extrema pobreza;
– Famílias com renda mensal por pessoa entre RS$ 89,01 e RS$ 178: classificação de pobreza. (Estes são os valores referentes aos dados do CadÚnico)
– Projetos que atendem famílias em situação de vulnerabilidades social (usuários e envolvidos).
– Secretarias Municipais que trabalham com projetos que atendem pessoas em vulnerabilidade social
– Municípios que tiveram decretado estado de calamidade devido às enchentes.

Salinas foi contemplada com itens oriundos da Superintendência da Receita Federal do Brasil na 6ª Região Fiscal na forma de incorporação ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG, os itens estão sendo descaracterizados pelos recuperandos da APAC, sendo 5 toneladas/174 kg e 70 gramas de vestuários e 2 toneladas e 400 kg de calçados.

O auditor fiscal e delegado da Receita Federal em Montes Claros e Norte de Minas Dr. Andrey Soares de Oliveira, destacou o desejo de que os frutos colhidos por meio deste piloto, alcance níveis cada vez maiores convertidos à população. Este projeto, intitulado Receita do Amor, visa diminuir, os problemas sociais e econômicos que esta parcela da população enfrenta, e para isso, foi fundamental a parceria com o IFNMG, APAC e Prefeitura, destacou.

O pro reitor do IFNMG de Montes Claros - Edinei Canuto Paiva e o diretor do IFNMG Campus Salinas - Guilherme Mendes de Almeida Carvalho, destacaram a satisfação em conseguir direcionar de forma sustentável estes materiais, trazendo assim, desenvolvimento econômico as pessoas.

O presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC - Caetano Eustaquio Diogo, destacou que o projeto é o encontro do que é proposto pela associação, que é a ressocialização do condenado por meio do trabalho que traga retorno para a sociedade.

O prefeito Kinca Dias pontuou o impacto positivo do projeto na missão da APAC e parabenizou a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, em sua atuação na sociedade, com destaque nas ações durante a enchente. “Este momento tem um importante significado, pois estamos trabalhando para que a vida das pessoas seja menos sofrida. Sem estas parcerias, não conseguiríamos atingir, desta forma, as pessoas que realmente precisam”, destacou.

Estiveram presentes, o auditor fiscal e delegado da Receita Federal em Montes Claros e Norte de Minas Dr. Andrey Soares de Oliveira, a auditora fiscal e chefe da Divisão de Programação e Logística da Superintendência da Receita Federal em Minas Gerais - Dra. Joyce Frade Machado, o pro reitor do IFNMG de Montes Claros - Edinei Canuto Paiva, o diretor do IFNMG Campus Salinas - Guilherme Mendes de Almeida Carvalho, o presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC - Caetano Eustaquio Diogo, o auditor setorial do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - Coronel BM Robespierre de Oliveira Silva, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo - José Milton Oliveira Reis, o comandante do 2º pelotão da 25 CIA - Leonardo Otoni, o comandante da 2ª CIA PM IND - Major Alan Mendes Soares e o professor Gilson José Fróes, coordenador de Apoio ao Estudante da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, além de apoiadores do projeto, 14 servidores da Receita Federal que atuam para que projetos como este possam acontecer, servidores municipais do Poder Executivo e Legislativo e recuperandos da APAC que atuaram no projeto.
Visita a APAC
Visita realizada após apresentação do projeto piloto de descaracterização e doação de vestuários e calçados
Visita ao Museu da Cachaça