17 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO
Construção da ferrovia Bahia-Minas é pauta de reunião com a MTC – Multimodal Caravelas
O diretor da MTC – Multimodal Caravelas, Fernando Cabral e o ex-deputado estadual e consultor da MTC João Leite estiveram no município nesta sexta-feira (17) para apresentar e debater acerca da construção da ferrovia Bahia-Minas, destinada ao transporte de cargas, que parte de Caravelas a Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. A proposta é que possa ser feita a extensão, incluindo o município de Salinas no empreendimento.

A reunião contou também com a presença de vereadores, secretários, servidores públicos, empresários e sociedade civil.

Kinca Dias, prefeito, destacou que Salinas vive um importante momento, em que se vê as perspectivas de avanço, não só da cidade, mas de toda a região. “Neste momento, com a chegada da mineração, de projetos como o Condomínio Industrial que irá movimentar de 30 a 50 milhões e gerar cerca de 1000 empregos, temos que trabalhar para que Salinas esteja preparada para encarar estes desafios e proporcionar mais qualidade de vida e emprego à nossa população”.

Fernando Cabral, diretor da MTC, apresentou o trabalho da Multimodal Caravelas, empresa mineira, com matriz em Belo Horizonte.

A construção da ferrovia Bahia-Minas irá beneficiar diversas cidades, tendo o investimento estimado em torno de R$20 bilhões, ressaltou o diretor.

João Leite, ex-deputado estadual e consultor da MTC, pontuou a necessidade de planejamento por parte dos municípios, para que as oportunidades de desenvolvimento e geração de renda possam ser devidamente aproveitadas, com mão de obra local. “Este é um momento histórico”, finalizou.

Saiba mais

Na última terça-feira (7), o Diário Oficial da União publicou a autorização para que fosse construída a ferrovia Bahia-Minas, destinada ao transporte de cargas e turismo, que parte de Caravelas a Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. O modal será comandado pela empresa MTC – Multimodal Caravelas por 98 anos, segundo deliberação feita pela Agência Nacional de Transportes (ANTT).

Após quase 60 anos, os estados da Bahia e de Minas Gerais voltarão a ser interligados por via ferroviária. A estrada terá uma extensão de 578 quilômetros, com a possibilidade de implementação de ramais para acesso à Teixeira de Freitas e à fábrica da Suzano, na cidade de Mucuri.