O Prefeito de Salinas, Kinca Dias, assinou nesta terça-feira (18/02) um Protocolo de Intenções e Cooperação Técnica para avançar na regularização fundiária e na oferta de moradia digna para a população salinense.
O evento, realizado no Portal do Desenvolvimento, reuniu autoridades estaduais e municipais, incluindo representantes das cidades de Taiobeiras, Fruta de Leite, Novorizonte, Rubelita e Padre Carvalho. Durante a reunião, foi destacada a importância desse passo para enfrentar o déficit habitacional e organizar o crescimento urbano diante da recente expansão econômica impulsionada pela indústria do lítio na região.
Compromisso com a habitação e o desenvolvimento
O Protocolo de Intenções firmado prevê a realização de um estudo técnico detalhado para identificar núcleos urbanos informais, quantificar imóveis irregulares e classificar habitações de interesse social. Esse levantamento será custeado integralmente pela COHAB-MG, sem custos para o município. A Prefeitura de Salinas se compromete a fornecer as informações necessárias e designar servidores para acompanhar os trabalhos.
Segundo o Prefeito Kinca Dias, essa parceria é essencial para atender a demanda por moradia na cidade. “Estamos trabalhando para regularizar imóveis e atender às famílias que mais precisam. Com o apoio da COHAB, poderemos avançar e proporcionar dignidade habitacional à nossa população”, afirmou.
Impactos da indústria do lítio e novas oportunidades
A chegada de grandes investimentos na indústria do lítio, como a fusão entre Belo Lítio e PLS, está gerando uma forte demanda por moradia na região, assim, o crescimento populacional é uma realidade que precisa ser acompanhada por políticas habitacionais eficientes.
A Coordenadora do Projeto Vale do Lítio e Assessora da Subsecretaria de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas da SEDE, Sofia Fernandes, destacou que a habitação é um dos eixos prioritários do programa. “Estamos trabalhando para trazer desenvolvimento econômico aliado às necessidades sociais, garantindo moradia digna e mitigar impactos como o aumento do custo de vida e do aluguel na região”, pontuou.
Uma nova fase para a COHAB-MG
João Victor Moura de Medeiros, Vice-Presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais, enfatizou que a COHAB está passando por uma reestruturação, permitindo maior capacidade de atendimento aos municípios. “Nosso objetivo é oferecer projetos de regularização fundiária e empreendimentos habitacionais, fomentando o social e melhorando a qualidade de vida nas cidades mineiras”, destacou.
Diogo Fernandes, Gerente de Atração de Investimentos e Novos Negócios da COHAB, reforçou a modernização das políticas habitacionais em Minas Gerais. “Estamos iniciando uma nova era na habitação, atuando também na consultoria habitacional e na regularização fundiária, permitindo ao Estado organizar melhor outras políticas públicas”, explicou.
O Vice-Prefeito de Salinas, Dairton Neres, ressaltou a relevância do tema para a população. “Temos um déficit habitacional significativo e bairros inteiros que precisam de regularização. Esse passo que estamos dando é de extrema importância para o futuro da nossa cidade”, concluiu.