24 NOV 2018
Busto em homenagem ao fundador da Cachaça Havana é instalado em Salinas

A instalação histórica do busto do fundador da Cachaça Havana foi realizada na Praça do Museu da Cachaça nesta sexta-feira (23). A homenagem realizada pelos familiares de Anísio Santiago, Prefeitura Municipal de Salinas e Associação de Produtores de Cachaça Artesanal de Salinas - Apacs teve como objetivo destacar "a figura, veneranda, que cuidou de Salinas sendo exemplo para homens públicos e empresários, além de reconhecer o símbolo idôneo que engrandece o nome de Salinas, de Minas e do Brasil", como destacou o Chefe do Executivo Municipal, Zé Prates.

Cleber Santiago, Presidente da Apacs, ressaltou que é com muita honra que representa a Cachaça Havana, sendo este um legado deixado pelo avô. Com relação a Apacs, Cleber destacou que chegou para somar, para mudar a imagem de Salinas perante a cachaça, "pois estamos perdendo espaço e teremos que estar unidos para vencer".

Geraldo Santiago, filho de Anísio, pontuou que incomodava a Anísio o fato da cachaça ser discriminada, ser destinada a botequins, assim, "ele se propôs a produzir uma cachaça tal, que fosse levada também as elites. Cada dia aprimorava a bebida, deixou de produzir em quantidade, para ter qualidade. Ao longo da vida pautou-se na honestidade, respeito ao próximo e ao concorrente. Hoje, Salinas é reconhecida mundialmente pela marca Havana e a Havana, em Salinas é reconhecida como Patrimônio Imaterial e Cultural".

"Eu diria que o outro nome de Salinas é Anísio Santiago, pois é sinônimo do nome de Salinas. Anísio, com toda simplicidade do mundo, sabendo da qualidade do seu produto, não buscou notoriedade, nem publicidade. A sinceridade com que tratou cada pessoa que o buscou e o seu histórico de perseverança numa caminhada foi exemplar para todos. Salinas deve muito a Anísio, um busto, uma rodoviária, é muito pouco para homenagea-lo", destacou o Prefeito de Salinas, Zé Prates.

Anísio Santigo, se estivesse vivo, completaria 106 anos em 2018. É um dos mais importantes nomes da história de Salinas e do universo da cachaça no Brasil. Fundou, com jeito peculiar e simples, as marcas Havana e Anísio Santiago, cujo método de produção e envelhecimento, ainda é mantido pelos sucessores, sendo referência em todo o país como sinônimo de qualidade e autenticidade.

ASCOM Prefeitura Municipal de Salinas
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024