12 JUL 2019
8º Pelotão de Corpo de Bombeiros realiza lançamento do Projeto Social - Bombeiro Mirim

O 8º Pelotão de Corpo de Bombeiros de Salinas realizou nesta sexta-feira (12) a solenidade de lançamento do projeto social Bombeiro Mirim, ocasião em que também foi comemorado o aniversário do Pelotão de Bombeiros Militar de Salinas e Dia Nacional do Bombeiro. De grande relevância para toda a região, a instalação do Pelotão em Salinas e em todo o Alto Rio Pardo, ocorrida em 05 de Julho de 2018, foi fruto da integração de esforços do Corpo de Bombeiros, Poder Executivo Municipal de Salinas, entre outros Municípios, além da Câmara Municipal de Salinas e do Ministério Público local. Hoje, após um ano de operação, observa-se essa sinergia, a despeito de todas as dificuldades, a unidade prossegue em crescente expansão dos atores sociais envolvidos, possibilitando que o pelotão inove e estreite os laços com a comunidade local.

O Prefeito de Salinas destacou que o lançamento desse projeto, juntamente à fábrica, traz a tona um trabalho pedagógico de valores. “Nós estamos caminhando no sentido da valorização da vida, indo contra a corrupção dos valores e virtudes. A fábrica e o CMDCA também estão a frente dessa missão”.

O Comandante do 4º Comando Operacional de Bombeiros, Coronel BM Fernando Augusto Alves Ferreira, ressaltou o sentimento de “gratidão por ver não apenas a realização do trabalho que legalmente é responsabilidade dos Bombeiros, mas também por ver este belo trabalho social que é o projeto Bombeiro Mirim. “Nós estamos investidos na nossa profissão, mas todo apoio de vocês é sem sombra de duvida, um apoio em salvar vidas”.

Projeto de Responsabilidade Social - Bombeiro Mirim

Projeto de valorização da vida, que conta com turma inicial de 48 meninos e meninas que terão no Pelotão de Salinas e nos militares da fração uma escola de vida e cidadania. O trabalho, que vem sendo idealizado há um ano, é fruto dos esforços entre o comando do 8º Pelotão de Bombeiros de Salinas e Região, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Salinas e da Associação para uma Juventude Pensadora e Construtora de Cidadania - A Fábrica. Com a assinatura do Termo de Fomento n 001/2019, no valor de R$28.035,00 o Município de Salinas, por meio do Fundo Municipal da Infância e Adolescência - FIA, potencializou esta parceria entre diversos órgãos, efetivando a cultura prevencionista e de autoproteção a sociedade salinense, alicerces da função institucional do Corpo de Bombeiros.

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Salinas
Local: Sede do 8º Pelotão de Corpo de Bombeiros de Salinas