13 MAR 2020
UAITEC é inaugurada em Salinas/MG

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Prefeitura Municipal de Salinas realizaram nesta sexta-feira (13) a inauguração da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais – UAITEC / Polo Salinas. A unidade, que teve como investimento R$37.661,45, visa oferecer de forma gratuita qualificação profissional a jovens e adultos do Município.

“Nossa proposta é atender com qualidade, construir futuro por meio dos nossos cursos e proporcionar aos jovens capacitação efetiva ao competitivo mercado de trabalho”, ressaltou o coordenador da unidade, Leonardo Mendes, reforçando a  importância do espaço para a educação profissionalizante dos salinenses.

O Prefeito de Salinas, José Prates, pontuou que este é um momento significativo para Salinas, com um polo altamente inclusivo, custeado pelo Município. " É um investimento em solo fértil. Nosso propósito é maior que oferecer cursos profissionalizantes, queremos valorizar o que nosso povo já faz, é gerar como política pública e estratégia de estado a formação da juventude, esta, vinculada a um Marco Regulatório da Economia Familiar”.

Fernando Passálio, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico, afirmou que deseja que este seja um espaço de parcerias, entre o Estado, a Prefeitura e a Sociedade Civil. "Que seja território de promoção de conhecimento, que prestigie Salinas com o que ela tem de melhor, que são as pessoas. Quando desenvolvemos as pessoas, desenvolvemos todo o país”.

SOBRE

Localizada na Rua João Ribeiro, 67, centro, a unidade conta uma sala de Educação a Distância com capacidade média de 25 alunos e conectadas através de um avançado sistema de videoconferência, duas salas de informática, sala de coworking, biblioteca e wi-fi em toda a unidade.

No total serão ofertados 68 cursos online pela plataforma UAITEC em diversas áreas, com destaque para a inovação e empreendedorismo, saúde, cidadania e comunicação, além dos cursos presenciais ofertados pela Prefeitura Municipal, tais como carroceiro cidadão, informática para a 3ª idade, Feira Mais, Pré-Enem e Informática Básica.

O Polo Uaitec vem abranger adolescentes, jovens e idosos que tenham interesse em fazer cursos profissionalizantes de caráter público, além de buscar promover o conforto de seus alunos em suas modernas instalações. O objetivo principal do polo é promover a capacitação e a promoção de um ensino de qualidade, proporcionando ao jovem a oportunidade de entrar no mercado de trabalho capacitado e ser conhecedor das mídias atuais. Aos idosos, a oportunidade de conhecer as tecnologias, a buscar se profissionalizar e exercer atividades de uso das tecnologias, como forma de ser uma nova oportunidade em sua vida.

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Salinas