Na manhã desta quarta-feira (6), ocorreu a eleição do novo presidente do Consórcio Público Intermunicipal Multifinalitário do Alto Rio Pardo (Comar). O prefeito de Taiobeiras, Denerval Germano, foi eleito presidente do consórcio.
A prefeitura de Salinas, que não integrava o grupo, já iniciou as tratativas para compor o consórcio e garantir crescimento para o município de modo colaborativo com os municípios vizinhos.
"Infelizmente, como não fazíamos parte anteriormente, não pudemos concorrer ao pleito e nem mesmo tivemos poder de voto, mas nos sentimos fortemente representados pela escolha", disse o prefeito Kinca, que ainda completa: "Nossa região tem muito a crescer, especialmente nossa Salinas", finaliza.
Entenda:
Com a entrada do município ao consórcio, Salinas conseguirá integrar o grupo para a realização de aterro sanitário para destinar os resíduos sólidos e, assim, garantir recursos expressivos por meio de incentivos fiscais do Governo Federal.
Segundo o artigo 18º, da Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), “a elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos é condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade”.