15 FEV 2021
GOVERNO
Prefeitura de Salinas estabelece Cooperação Técnica com IPGC para iniciar projeto de Cidade Inteligente

O prefeito Kinca Dias assinou, no último dia 29, o acordo de cooperação técnica que viabiliza projeto de Cidade Inteligente, ou Smart City, para o município de Salinas. Os estudos de viabilidade serão desenvolvidos pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC Brasil), cujo programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs) já implementou projetos como esse em Carmo do Cajuru e Ouro Preto.

A PPP de Cidade Inteligente, de autoria do IPGC, integra três soluções inovadoras e rentáveis para a gestão de Salinas. Para a eficientização da iluminação, a proposta é implementar luminárias de LED, que geram menor custo e maior sensação de segurança ao cidadão, devido ao potencial de luminância proporcionado por essa tecnologia.

Já no âmbito da conectividade, o projeto integra à iluminação pública a criação de uma infraestrutura de dados com fibra óptica, que oferecerá serviços como Wi-Fi gratuito nas vias públicas, videomonitoramento integrado ao sistema da Polícia Civil e internet cabeada em prédios públicos, como escolas, postos de saúde e hospitais.

Com o investimento nos painéis de Energia Solar Fotovoltaica, Salinas terá geração de energia limpa e sustentável garantida. Além de mais economia, esse projeto representa um passo certeiro do município em direção a uma tendência promissora nos próximos anos: energias renováveis. Na prática, a implantação dos painéis prevê uma redução significativa na conta de luz dos prédios públicos da cidade.

Com a assinatura do acordo de cooperação técnica, o próximo passo é a capacitação do Governo Municipal. O IPGC realizará uma oficina para que os governantes estejam preparados para receber e executar o projeto em todas as etapas.

De acordo com o prefeito Kinca Dias, a iniciativa permitirá um avanço muito significativo para o município. “Estar conectado nas redes, aproveitar recursos naturais e renováveis como a energia solar e garantir mais segurança para nossa população, por meio do monitoramento e da iluminação pública, permitirá que os serviços ofertados para os salinenses sejam ainda mais efetivos”, afirma Kinca Dias.