O carnaval 2023 em Salinas foi pautado pelo debate em torno da garantia de direitos. O evento Social na Folia – Prevenção com Alegria, realizado nesta quinta-feira (16) reuniu cerca de 20 blocos a fim de proporcionar lazer, disseminar informações e conscientizar a população através de temas específicos trabalhados pela Rede Socioassistencial e Sistema de Garantia de Direitos – SGD.
Os participantes do desfile foram os usuários das Políticas de Assistência Social, representantes dos serviços públicos e representantes das organizações da sociedade civil que desenvolvem atividades continuadas. O desfile saiu da Praça do Museu da Cachaça à Rua José Fernandes Sarmento, com culminância na Praça Moisés Ladeia.
Elge Ferreira, secretária da pasta, destacou que este é o objetivo da ação, trazer a pauta da garantia de direitos, conscientizar a população sobre a existência e forte atuação dos órgãos, conselhos e entidades. Durante a fala, a secretária também destacou o trabalho e o comprometimento do prefeito Kinca Dias no desenvolvimento de políticas públicas cada vez mais eficazes para o município.
Formação dos blocos
O primeiro bloco foi composto pelo secretariado municipal e demais servidores públicos, além da bandeira da Secretaria M. Desenvolvimento Social e Políticas Públicas que foi apresentada pelos usuários da Política de Assistência Social e a bandeira da Administração 2021/2024 que está sendo apresentada pelos servidores públicos municipais.
Os blocos seguintes apresentaram os trabalhos referentes ao Controle Social, que trouxe o trabalho e atuação dos conselhos da criança e do adolescente, de assistência social, do idoso, da mulher, da pessoa com deficiência, de segurança alimentar e nutricional. O bloco do Conselho Tutelar trouxe o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para o centro do debate, enquanto os blocos do CREAS, trouxe ao desfile o trabalho de prevenção e combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Violência contra a Mulher, Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil, bem como a Prevenção e combate o uso de drogas.
O Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA trouxe a temática mudanças climáticas, este que é um dos maiores desafios da atualidade. Além destes, tivemos também o bloco que trouxe à cena a Prevenção e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, bem como o Programa Criança Feliz.
Os usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE trouxeram mais cor e alegria ao desfile, juntamente às crianças da Hope Of The Future – HOPE. A Associação de Catadores de Material Reciclável de Salinas – ASCASAL, que atua para amenizar os impactos no meio ambiente, desfilou apresentando o trabalho realizado e os triciclos recebidos.
A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, a Associação de Quilombolas dos Moradores de Olaria/Bagre, a Associação Anastácia de Capoeira Berimbau de Ouro de Salinas, a Guarda Mirim e a Instituição de Longa Permanência – ILP Lar Santa Clara cantaram e mostraram o trabalho realizado durante todo o trajeto.
Ao final a Guarda Municipal conduziu o fechamento dos blocos até a Praça Moisés Ladeia, onde o professor Dudu Oliveira aqueceu a galera com um super aulão de zumba especial de carnaval.