13 SET 2023
SALA MINEIRA
17ª Primavera dos Museus se inicia na próxima terça-feira (19)
Memórias e Democracia: pessoas LGBT , indígenas e quilombolas
O tema Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas é a inspiração para a realização das atividades da 17ª Primavera dos Museus, oferecendo oportunidades para refletirmos sobre a construção da democracia de seus agentes. É por reconhecer que a democracia se faz a muitas mãos, que associamos o debate sobre a retomada da construção da democracia com a participação de muitos dos seus agentes ainda hoje invisibilizados ou marginalizados.

Onde estão essas pessoas nos museus? Que acervos representativos de suas culturas eles preservam? Como eles são apresentados para a sociedade e como os museus contribuem para seu reconhecimento e valorização? Quem os museus ouvem quando tratam de pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas?

Nesse sentido, nesta 17ª Primavera dos Museus, o Instituto Brasileiro de Museus sugeriu e convocou todas as instituições culturais a contribuírem na tarefa árdua, mas recompensadora, de tomar parte na construção de um país mais justo e igualitário; de um país cuja população sempre buscou resistir com criatividade, resiliência e astúcia aos violentos processos de exclusão, pacificação e aviltamento.
Fonte: Com informações | Instituto Brasileiro de Museus
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024