Durante todo o mês de outubro, em comemoração aos 138 anos de Salinas, vamos relembrar nomes que marcaram a história da nossa cidade. São pessoas que deram identidade às nossas ruas, praças, escolas e prédios. Vamos juntos conhecer e valorizar a nossa memória coletiva!
Quem foi Abdênago Lisboa? (1916 – 1977)
Natural de Fortaleza (atual Pedra Azul – MG), nascido em 26 de julho de 1916, Abdênago Lisboa foi uma das figuras mais importantes da história educacional e cultural de Salinas. Formou-se Engenheiro Agrônomo em 1936, em Lavras e Fitossanitarista em 1938, pela Universidade Rural do Rio de Janeiro.
Nos anos 1950, tornou-se um marco no desenvolvimento da educação salinense ao idealizar e fundar a Escola de Iniciação Agrícola de Salinas, instituição que mais tarde se transformaria Ginásio Agrícola de Salinas, depois em Escola Agrotécnica Federal de Salinas e, atualmente, no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas (IFNMG). As aulas tiveram início em 1956 e Abdênago Lisboa foi o primeiro diretor da escola, permanecendo à frente da instituição até meados da década de 1960.
Além de seu legado na educação, Abdênago teve papel ativo na consolidação da Igreja Presbiteriana de Salinas e nos movimentos culturais e literários da cidade. Demonstrou grande espírito colaborativo e respeito pela educação ao ceder, na época, o caminhão da Escola Agrícola para auxiliar na construção do prédio do INSA, instituição católica, mostrando seu compromisso com o bem coletivo.
Homem culto e erudito, destacou-se também na literatura, sendo autor de diversas obras, entre elas o livro “Octacilíada – Uma Odisseia do Norte de Minas”, sua principal produção literária. Em todos os seus projetos, contou com o apoio e a parceria de sua esposa, Iraci Heringer Lisboa, também figura de relevância histórica em Salinas.
Em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento educacional e cultural do município, a Lei nº 2.481, de 20 de maio de 2016, denominou Rua Abdênago Lisboa a antiga Rua 7, no Bairro Alvorada/Raquel/Joana Costa.
Abdênago Lisboa faleceu em 1977, deixando um legado de pioneirismo, dedicação e amor à educação, à cultura e à sua comunidade.
📚 Fonte: Memória Visual de Salinas