13 ABR 2021
SAÚDE
Saúde oferece atendimento psicológico aos pacientes, familiares e colaboradores no combate ao coronavírus

A Prefeitura Municipal de Salinas iniciou um importante projeto que visa a ampliação do atendimento psicológico no Município. Funcionários da saúde, pacientes e familiares estão recebendo atendimento psicológico com o objetivo de reduzir o sofrimento, assim como os sintomas vivenciados por muitos profissionais de saúde como depressão, irritabilidade, ansiedade, estresse, entre outros e que precisam de manejo adequado nesse momento.

De acordo com Graziella Mendes, coordenadora de Saúde Mental do Município, para que o atendimento ocorresse proporcionando ao indivíduo facilidade no acesso e permanência de vínculo, além de um ambiente seguro, já conhecido pelo paciente, a Estratégia de Saúde da Família de referência foi escolhida como local de atendimento.

O atendimento foi separado por áreas e prioridades, aqueles que estão internados em ala covid são atendidos pela psicóloga e assistente social em tempo integral, no HMOPS. Após a alta, o atendimento será continuado na ESF de referência. Para os funcionários da área covid, os profissionais realizam o acolhimento, e caso haja necessidade é encaminhado ao território de referência. O mesmo procedimento se aplica aos familiares acolhidos no Hospital Municipal Dr. Oswaldo Prediliano Santana.

Os atendimentos realizados pelas psicólogas da rede (saúde e assistência social) na Atenção Primária atuam de forma integrada, visto que já são inseridos na comunidade na qual estão sendo referenciados.

Graziella destaca que esta foi uma união da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Desenvolvimento Social e do setor de Recursos Humanos. “Em nome da equipe organizadora, agradeço aos psicólogos participantes deste projeto, que estão prontamente atendendo a demanda, sendo que sem eles este projeto não poderia ser formalizado da maneira que foi”, destaca a coordenadora.

Os agendamentos serão realizados pelas ESF´s de referência de cada paciente. Qualquer dúvida, o contato pode ser realizado direto com a UBS de referência do usuário.