Ir para o conteúdo

(38) 3841-1513
(38) 3841-4761
gabinete@salinas.mg.gov.br
Segunda a Sexta-feira das 07 horas as 17 horas
Siga-nos
Prefeitura de Salinas - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
DEZ
24
24 DEZ 2021
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
MEIO AMBIENTE
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
Prefeitura cria Conselho Deliberativo para prevenir os impactos causados pela chuva
enviar para um amigo
receba notícias

Nesta sexta-feira (24/12), a Prefeitura Municipal de Salinas convocou os órgãos de segurança pública (Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal), juntamente com representantes da sociedade civil e os secretários das pastas de Agricultura e Meio Ambiente, Trânsito e Transporte, e Desenvolvimento Social e Políticas Públicas, para uma reunião com o objetivo de criar um conselho deliberativo para discutir medidas de contingência e prevenção aos impactos da chuva.

Salinas encontra-se em alerta amarelo com risco de volume alto de chuva. Segundo o Climatempo, para esta sexta-feira (24), as regiões Norte, Jequitinhonha e Mucuri estão com previsão de chuva acima dos 70 milímetros e ventos a 10 quilômetros por hora.

Dentre as deliberações de destaque esteve em pauta as ações relativas a Barragem, tais como segurança, monitoramento, e isolamento da área. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Políticas Públicas já está atuando juntamente com a Defesa Civil no atendimento de pessoas que tiveram suas residências – localizadas em áreas de risco – interditadas. A polícia Militar e a Guarda Civil Municipal farão uma fiscalização ostensiva nas regiões que oferecem risco à população, orientando sobre os perigos causados durante o período chuvoso.

A Prefeitura vai deliberar o uso de maquinários para evitar alagamentos e inundações em algumas regiões da cidade. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros alertam à população para que evitem trafegar em áreas de inundação, ruas sujeitas a alagamentos e próximas a rios e ribeirões, pois há risco de seu nível se alterar rapidamente, podendo acarretar transbordamentos.

Os índices registrados nos primeiros dias do mês de dezembro provocaram problemas em alguns municípios, como Monte Azul, Porteirinha, Serranópolis de Minas, Espinosa e Salinas. Assim como nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, o volume de chuvas no Norte de Minas em dezembro deverá ficar em torno de 40% a 50% acima da média histórica.

Em qualquer situação emergencial, a população deve ligar imediatamente para a Defesa Civil, no 199 ou nos canais (38) 99808 -2274 e (38) 3841 – 4388; bem como para o Corpo de Bombeiros no 193 e a Polícia Militar no 190.

A Prefeitura reforça que está trabalhando juntamente com as forças de segurança e entidades civis, para agir de maneira eficaz e preventiva a fim de minimizar os impactos causados pela chuva no nosso município. É importante que a população colabore com as forças de segurança e demais órgãos públicos, para que juntos possamos evitar qualquer calamidade.

Seta
Versão do Sistema: 3.2.6 - 05/09/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia