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Carta de Serviços
Atualizado em: 19/05/2024 às 17h28
Saúde
Melhor em Casa

O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar. Nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.

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Serviço para:
CIDADÃO
Formas de Solicitação
Telefone Presencial

Documentação

Para ter acesso ao programa, as principais portas de entrada são a unidade básica de saúde e o serviço hospitalar do município. De acordo com os critérios de inclusão baseados na portaria No. 2029, de 24 de agosto de 2011, que institui a Atenção Domiciliar no SUS, os profissionais solicitam a avaliação da equipe para a avaliação necessária. Inicialmente é necessário que exista: registro no Cadastro Nacional do SUS; endereço comprovado na área de abrangência da unidade básica de saúde e cuidador responsável pelo paciente.

Custos
Serviço oferecido pelo SUS.
Etapas do Serviço

As etapas do atendimento podem ser definidas em, (1) Solicitação de avaliação da Equipe de ESF; (2) Avaliação da equipe do Melhor em Casa em até 48 horas após solicitação; (3) Classificação do paciente quantos aos critérios de inclusão e prioridade de atendimento; (4) Acompanhamento individualizado e (5) Óbito ou Alta para Equipe de ESF responsável.

Requisitos
De acordo com os critérios de inclusão baseados na portaria No. 2029, de 24 de agosto de 2011, que são individualizadas e avaliados separadamente pelas equipes envolvidas.
Prazo para Atendimento
A avaliação inicial para critérios de inclusão no programa tem o prazo limite de 48 horas úteis, a partir da data de recebimento da ficha de solicitação devidamente preenchida pela unidade básica de saúde do setor responsável.
Prioridades de Atendimento
As ordens de prioridade de atendimento da equipe varia de acordo com a classificação de cada tipo de demanda do paciente, sendo o paciente AD3 de maior prioridade, AD2 de prioridade intermediária e AD1 de baixa prioridade.
Forma de Acompanhamento
O acompanhamento é realizado de forma seriada e de acordo com a demanda individualizada de cada paciente, podendo os mesmos permanecerem no programa até o óbito ou até a melhora esperada, quando recebem alta e retornam para o acompanhamento via unidade básica de saúde e equipe multidisciplinar.
ATENDIMENTO:
O programa funciona de segunda a sexta-feira, pelo período de 07h as 19h.
Serviço relacionado a secretaria:
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Saúde
Wexley Miranda Mendes
ATENDIMENTO:
7h às 17h
TELEFONE:
(38) 3841- 1460
ENDEREÇO:
Praça Doutor Morais, nº 114 - Centro.
Seta
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