03 FEV 2020
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
Área Azul: Prefeitura debate estacionamento rotativo no Município

A Prefeitura Municipal de Salinas por meio da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Trânsito realizou na última sexta-feira (31) Audiência Pública para debater a implantação do sistema de estacionamento rotativo no Município. "Relatórios estatísticos emitidos pelo Denatran colocou como meta para o trânsito de Salinas, em 2020, uma frota licenciada de 10 mil veículos, o que já foi superado, tendo hoje uma frota de 17 mil", pontuou o Gerente de Trânsito, Mauro Newton Gonçalves, destacando a necessidade da reorganização do trânsito.

Autorizado pela Lei nº 2.400/2014, o estacionamento rotativo controlado, propicia rotatividade e a democratização do uso das vagas em vias públicas, com consequente redução de circulação a procura de vagas, bem como pode alavancar as atividades econômicas ao entorno das vias por possibilitar que os usuários se utilizem do local. De acordo a Gerência de Trânsito, ficará a critério da Administração Municipal a determinação quanto ao valor mínimo e máximo a ser cobrado, assim como a fiscalização será de competência exclusiva do Poder Público, devendo o parceiro prestar suporte com dados e informações. Os dados e informações são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados.

O Prefeito Municipal destacou que assim como toda novidade, a atividade terá um período de transição, de adaptação, para que esta mudança possa ser acolhida como algo positivo à população, o que de fato é. "A área do entorno do mercado tem uma ação complexa a ser encarada, porém precisamos também do apoio de quem está no local, para que estas possam ser sanadas".

Presentes no debate, representantes das farmácias, sugeriram que pudessem ser instaladas placas de parada rápida de forma a dinamizar o fluxo do trânsito. Além do estacionamento rotativo, os presentes debateram parâmetros para funcionamento e mobilidade urbana, sendo sugerido pelo Gerente de Licitações, Uarley Moreira, a abertura de Consulta Pública para comércio e população a fim de chegar a uma pontuação concreta sobre o trânsito no Município.

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Salinas
Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para receber as novidades da Prefeitura
Praça Moisés Ladeia, nº 64, Centro -