18 MAI 2020
NOTA OFICIAL CONJUNTA | Enfrentamento do Coronavírus na Região

Os Municípios de Salinas, Fruta de Leite, Padre Carvalho, Santa Cruz de Salinas, Rubelita, e Novorizonte, mantém um relacionamento constante e harmônico entre si, e inclusive após a declaração, do estado de transmissão comunitária do coronavírus (covid-19) em todo o território nacional, nos termos da Portaria Nº 454, de 20 de março de 2020 do Ministério da Saúde.

E considerando o Estado de Calamidade Pública estabelecido no âmbito de todo território do Estado de Minas Gerais por meio do Decreto Estadual de Nº 47.891 de 20/03/2020, somada a escassez de recursos financeiros, recursos humanos e de equipamentos médico-hospitalares, especialmente nesse tempo em que as dificuldades de combate e enfrentamento ao coronavírus, soma-se às outras já existentes, os Municípios de Salinas, Fruta de Leite, Padre Carvalho, Santa Cruz de Salinas, Rubelita, e Novorizonte, após reunião realizada com a participação dos Prefeitos, e respectivos Secretários Municipais de Saúde, vêm a público para declararem que estão irmanados na busca de todos os meios possíveis para que juntos possam superar essa crise sem precedentes na história recente, e ressaltam que farão todos os esforços necessários para realizarem o enfrentamento ao Covid19, objetivando a obtenção de recursos financeiros, e o compartilhamento dos recursos humanos existentes para melhor equipar o Hospital Municipal Hospital Municipal Dr. Oswaldo Prediliano Santana e do Hospital de Campanha, ambos na cidade de Salinas, permitindo assim a ampliação dos atendimentos, e a aquisição de testes rápidos para diagnóstico da COVID-19, de equipamentos de proteção individual para serem distribuídos em especial aos profissionais da saúde, das barreiras sanitárias, das Polícias Civil e Miliar.

Declaramos também que adotaremos medidas conjuntas em relação ao trabalho das barreiras sanitárias para fins de identificação e monitoramento da entrada de pessoas vindas de outros municípios, pois a prevenção é o meio melhor e mais eficaz no combate ao Covid19, já que a utilização de respiradores e equipamentos sofisticados é para a fase aguda da doença, cuja eficácia é baixa, e embora seja necessário adquirir tais equipamentos, fato é que a prevenção é a melhor medida a ser tomada para o combate e enfrentamento ao Covid19 (Coronavírus).

Contamos com a ajuda de todos, e sob a proteção de Deus não descansaremos enquanto não vencermos essa batalha.

Salinas – MG, 18 de maio de 2020.

Município de Salinas
Prefeito - José Antônio Prates