Ir para o conteúdo

(38) 3841-1513
(38) 3841-4761
gabinete@salinas.mg.gov.br
Segunda a Sexta-feira das 07 horas as 17 horas
Siga-nos
Prefeitura de Salinas - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JAN
22
22 JAN 2021
CIDADE
Sistema de dessalinização é debatido no Município pela Defesa Civil Estadual
enviar para um amigo
receba notícias

Nesta quinta-feira (21) se reuniriam com o Prefeito Municipal Kinca Dias, o Capitão da Defesa Civil Estadual, José Ocimar, o Coordenador da Def. Civil de Salinas, Richarley Viana e a Estagiária, Ana Carolina Soares para debater acerca do Programa Água Doce e o sistema de dessalinização.

O Programa Água Doce tem como objetivo a garantia do uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a coexistência do Semiárido com sua variabilidade climática natural. José Ocimar, Capitão da Defesa Civil Estadual, ressaltou que o programa tem três fases para implantação. “A primeira é a avaliação das comunidades, com a realização de diagnósticos socioambientais e técnicos. Na segunda etapa, são realizados testes de vazão, além de coletas para análise e recuperação das bases dos poços” e complementa pontuando que as comunidades de Lages e Cachoeira Seca estão aptas para o teste de vazão.

De acordo com o coordenador da Def. Civil de Salinas, Richarley Viana, o Município irá buscar mecanismos para difundir o programa a todas as comunidades que se enquadrem no perfil de adesão. “Iremos colher água de outras regiões para análise e possível adesão ao programa”.

Um dos maiores desafios do programa é contribuir com a criação de estruturas permanentes de gestão dos sistemas de dessalinização, tanto nos estados quanto nos municípios e nas comunidades.

Programa Água Doce

Ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização no semiárido brasileiro, levando-se em consideração a característica da presença de sais nas águas subterrâneas desta região.

Seta
Versão do Sistema: 3.2.6 - 05/09/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia