Está na hora de crianças e adolescentes voltarem à escola para mais um ano letivo. Sem dúvida é um momento importante para a retomada do aprendizado presencial e da socialização, mas que, devido ao aumento recente dos casos de COVID-19, requer alguns cuidados.
Não encaminhe seu filho(a) à escola se ele ou ela apresentar sintomas gripais ou intestinais, mesmo que leves. Além do risco de disseminação de vírus, esses sintomas podem estar ligados à COVID-19.
Em caso de a criança testar positivo para a COVID-19, informe a escola sobre o resultado e a isole por dez dias a partir do início dos sintomas.
Caso alguém da convivência domiciliar da criança teste positivo para COVID-19, ela também não deve ir à escola. Mantenha-a em isolamento e observe o surgimento de sintomas nos próximos cinco dias, procurando orientação de seu pediatra.
Oriente a criança a obedecer às regras que a escola implantar e fale com ela sobre a importância do distanciamento, da higienização das mãos e do uso de máscaras (recomendado a partir dos cinco anos).
Vacine seus filhos! A vacinação é segura e apresenta riscos infinitamente menores que a infecção pela COVID-19. Ela previne casos graves e as sequelas dessa doença, um sofrimento que é perfeitamente evitável.