21 DEZ 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO
Agenda Estratégica de Desenvolvimento Econômico é lançada

Foi lançada nesta segunda-feira (19) no Portal do Desenvolvimento a Agenda Estratégica de Desenvolvimento Econômico do Município de Salinas. O evento foi realizado no Portal do Desenvolvimento e destacou o lançamento deste documento que é o planejamento de ações que deverão ser realizadas. Elaborado por diversas lideranças do município, o plano apresenta objetivos e metas a serem alcançados para a promoção do desenvolvimento, levando em consideração projeções futuras e as potencialidades locais.

Na Agenda estão descritos objetivos, estratégias e metas para os setores de agroindústria, comércio e serviços; empreendedorismo e inovação; turismo e cultura. O foco é estimular o desenvolvimento econômico, com destaque para os pequenos negócios dessa região.

SOBRE | Entre os meses de agosto a dezembro de 2022, o Sebrae/MG, a Prefeitura Municipal de Salinas, CDL, IFNMG, Associações, lideranças empresariais e demais entidades, representando respectivamente o Setor Público, o Setor Privado e o Terceiro Setor, iniciaram uma parceria que reuniu as lideranças desses três setores e de todo o município com o propósito de elaborar uma Agenda Estratégica em prol do Desenvolvimento Econômico de Salinas, tendo como horizonte os próximos 5 anos. Não como um sonho, mas como um planejamento estratégico ancorado em uma metodologia de trabalho com ampla participação da sociedade e embasada em dados, por meio de uma abordagem sistêmica do território e conectado ao esforço de toda a humanidade, liderada pela ONU – Organização das Nações Unidas, que propõe objetivos de desenvolvimento sustentável a serem alcançados até o ano de 2030.

As múltiplas visões dos munícipes, representando cada instituição com suas características, crenças e valores, foram fundamentais para que fosse possível chegar, durante as discussões, a um consenso que permitisse o predomínio dos interesses coletivos sobre os particulares.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal de Salinas tem como finalidade identificar e planejar os setores econômicos, visando promover o desenvolvimento do município nos próximos anos, gerando, consequentemente, melhoria da qualidade de vida de sua população.

Um de seus principais objetivos é, a partir da visão da sociedade, identificar as prioridades dos setores econômicos do município e traçar um plano de ação para o fortalecimento destes setores.

A expectativa é que, a partir deste plano, haja uma visão compartilhada das prioridades destes setores econômicos e que as entidades de classe, governo e demais instituições e lideranças se organizem para a sua implantação. Tal ação visa facilitar a busca de recursos e parcerias para a construção de um município melhor e mais competitivo.

Aproximar empresário, lideranças, entidades de classes, governo e demais instituições para pensar de forma estratégica no desenvolvimento econômico do município, formando uma verdadeira aliança para o crescimento é o objetivo do Plano de Desenvolvimento Econômico.

Confira documento abaixo: