22 JUN 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
Inauguração da Unidade de Produção e Expansão da Assistência Social em Salinas
Inauguração da Unidade de Produção e Expansão da Assistência Social em Salinas, juntamente com o Projeto Trajeto Moda.
A Prefeitura Municipal de Salinas inaugurou nesta quarta-feira, 21, a Unidade de Produção e Expansão da Assistência Social em Salinas, em conjunto com o Projeto Trajeto Moda, que atenderá inicialmente 10 mulheres. A unidade fica localizada na Rua Tamburis, 45, bairro Nova Esperança.

Essa ação foi viabilizada por meio da doação de 20 máquinas, sendo 10 delas fornecidas pela SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) e 10 pela CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba), incluindo máquinas retas, pespontadeira e galoneiras.

A Unidade de Produção e Expansão da Assistência Social foi criada com base na identificação da necessidade de traçar estratégias e criar oportunidades para a inserção produtiva do público da assistência social, reconhecendo seu potencial. O Trajeto Moda é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE), por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (SUBTE), em parceria com a Prefeitura de Salinas.

Iniciamos a utilização deste espaço com o projeto Trajeto Moda, uma iniciativa do governo estadual desenvolvida em colaboração com o setor privado, profissionais e acadêmicos do mercado da moda. Seu objetivo é empoderar as mulheres, transformando aquelas em situação de vulnerabilidade em profissionais da moda.

A indústria da moda desempenha um papel social fundamental na geração de renda e contribui diretamente para o combate à pobreza no estado. É o segundo setor que mais emprega na indústria de transformação do Brasil e ocupa o segundo lugar na geração do primeiro emprego no país. É por meio dessa iniciativa que construiremos uma sólida ponte de oportunidades entre as mulheres e o mundo do trabalho.

A SEDESE, em conjunto com a Prefeitura, investiu no desenvolvimento de métodos, conteúdos exclusivos, máquinas e entidades de capacitação profissional para promover a qualificação ideal para as 10 mulheres que participam do Trajeto Moda. Acreditamos no potencial de Salinas para acelerar o crescimento e a expansão deste projeto, que é de grande importância para a população feminina da região.

Estiveram presentes no evento: Joaquim Neres Xavier Dias, Prefeito Municipal; Elge Valéria Ferreira Morais, Secretária de Desenvolvimento Social e Políticas Públicas; representando a Câmara Municipal, o vereador João Pela, Wanessa Cabideli, Assessora Estratégica de Mercado da SEDESE; Orislene Érica Bandeira, Diretora Regional da SEDESE em Salinas; Luiz Rodolfo Antunes Quaresma, Gerente Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR; e a aluna Daiane Brito, representando as demais alunas do curso.
22/06/2023
Inauguração da Unidade de Produção e Expansão da Assistência Social