30 AGO 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
‘Chame a Frida’: atendente virtual que orienta vítimas de violência doméstica e familiar é lançado em Salinas
Foi lançado nesta terça-feira (29), no Centro de Convenções, o projeto “Chame a Frida", uma atendente virtual que orienta mulheres em situação de risco e vítimas de violência doméstica pelo número de WhatsApp (31) 98251-1386. A ação faz parte da agenda de eventos em celebração ao "Agosto Lilás", mês dedicado à proteção das mulheres, promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Políticas Públicas.

O prefeito Kinca Dias e a secretária da pasta, Elge Valéria, destacaram o trabalho realizado no município, tendo em vista a proteção e o empoderamento das mulheres, como as ações desenvolvidas pela pasta, a atuação do conselho da mulher, além de projetos como o Trajeto Modas e o Condomínio Industrial no Município.

O evento, que contou com a presença de representantes dos diversos órgãos de segurança do município, destacou também o uso do aplicativo/ferramenta, a aplicação da Lei Maria da Penha, que completou 17 anos (Lei 11.340/2006) e a Lei de Combate à Violência Política contra a Mulher, sancionada em 2021.

O sistema é operacionalizado pela Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e funciona através de uma atendente virtual, a Frida, que está programada para recolher os dados informados pelas vítimas e responder aos comandos digitados na tela de conversa com orientações. De acordo com o Delegado da Polícia Civil de Salinas, José Eduardo dos Santos, durante o expediente haverá uma policial civil em acompanhamento e que poderá entrar em contato diretamente com as vítimas.
Local: Centro de Convênções
30/08/2023