05 SET 2023
HMOPS - NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Hospital Municipal Dr. Oswaldo Prediliano Santana manifesta pesar pelo óbito de RN ocorrido em Taiobeiras e esclarece que:

A maternidade do HMOPS é unidade de risco habitual, não sendo referência em gestação de alto risco. Nestes casos adotamos rígidos protocolos, conforme orientação do Ministério da Saúde, como o Protocolo de Pré-Eclampsia que prevê Propedêutica HELLP (solicitação de exames laboratoriais e medicações específicas para esta patologia) até seu encaminhamento para unidade de referência.

O HMOPS é instituição SUS, com 100% dos leitos regulados via SusFácil através da Central de Regulação, só sendo permitidas transferências para unidades de referência, com reserva de leito e após autorização da central.

No caso em questão, a paciente admitida às 10:14h do dia 02/09/2023 com diagnóstico de pré-eclâmpsia, IMEDIATAMENTE foi solicitada sua transferência, com ocorrência de negativa em hospitais de referência em 03 municípios (Taiobeiras, Montes Claros e Janaúba). Após insistência do HMOPS pela transferência, a Central de Regulação autorizou “vaga zero” para o Hospital Santo Antônio em Taiobeiras no dia 03/09/2023, com saída às 20:00 horas.

Ressaltamos que a paciente teve assistência constante da equipe médica e de enfermagem da Maternidade do HMOPS, sendo monitorizados os dados vitais da mãe e do bebê especialmente o batimento cardiofetal. As condições de saúde se mantiveram dentro da normalidade até o momento da saída do hospital.

Reafirmamos nosso compromisso com a qualidade e excelência como instituição hospitalar organizada, confiável e respeitada e repudiamos a veiculação de informações inverídicas.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024