17 MAR 2020
BOLETIM INFORMATIVO DA COTE-COVID-19 DE Nº 01

BOLETIM INFORMATIVO DA COTE-COVID-19 Nº 01 DO DIA 17 DE MARÇO DE 2020

A Comissão Técnica de Enfretamento ao COVID-19 constituída por decreto municipal nº 8.827 de 13 de março de 2020, responsabiliza-se pelo monitoramento e vigilância dos casos de isolamento domiciliar. A partir do decreto já foram realizadas as seguintes ações:

• Solicitação emergencial de insumos para abastecimento dos Setores da Saúde;
  • Realização do Fórum com lideranças da sociedade civil;
  • Reunião com Secretários, Coordenadores e Gerentes da Prefeitura;
  • Reunião com Equipe de Saúde do HMOPS;
  • Definição de fluxos de atendimento na Rede de Urgência/UPA;
  • Comissão Interna Hospitalar de Enfrentamento do COVID-19;
  • Suspensão de visitas a pacientes internados;
  • Elaboração de Medidas Temporárias e Emergenciais de Prevenção de Contagio pelo novo Coronavírus;
  • Busca ativa, acompanhamento e monitoramento diário de pacientes vindos do exterior e de áreas de alto risco no país;
  • Disponibilização de ramais telefônicos para dúvidas e informações.

A fim de esclarecer a população, evitando a disseminação de informações imprecisas, comunicamos que na data de hoje, foi identificado o primeiro caso SUSPEITO de COVID-19 no município de Salinas.

O caso em questão foi avaliado pela equipe multidisciplinar da Comissão Técnica e apresenta sintomas respiratórios leves, enquadrando-se no casos suspeito situação 1 (febre e sintomas respiratórios e histórico de viagem para área com transmissão local, conforme protocolos do Ministério da Saúde). O caso em monitoramento aguarda realização de exame diagnóstico preconizado pelo Ministério da Saúde (RT-PCR) e encontra-se em isolamento respiratório domiciliar.

Todas as medidas necessárias estão sendo providenciadas pela COTE-COVID-19, e as notícias sobre o monitoramento serão disponibilizadas através de boletins diários emitidos por esta comissão.

Boletim emitido às 20h

Fonte: Comissão Técnica de Enfretamento ao COVID-19