27 JUN 2022
Unidade de Suporte Avançado (USA) é inaugurada em Salinas
Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (27) a Unidade de Suporte Avançado – USA de Salinas. O evento unificado, realizou também a ampliação e inauguração das unidades de suporte avançado e de suporte básico do serviço de atendimento móvel de urgência dos municípios de Manga, Jequitaí, e Vale das Cancelas, em Grão Mogol.

O Prefeito Kinca Dias ressaltou a importância deste momento para Salinas e região. “Nosso trabalho é diário, para melhorar a saúde do nosso município, através do hospital, que é 100% SUS. Estamos trabalhando para que possamos ter uma saúde cada vez mais efetiva, que desafogue os hospitais de Montes Claros e região. Hoje, com a inauguração da USA, iremos salvar mais vidas”.

O Secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou o trabalho do estado em criar bases e garantir o funcionamento efetivo do trabalho. “Ano passado, foi aumentado em 80% o recurso anual do SAMU. O projeto do governo, é que até o final do ano, o SAMU esteja em todos os municípios mineiros”. O chefe da pasta ressaltou também os investimentos que foram e estão sendo aplicados no Hospital Municipal. “É importante ver que os recursos que destinamos, as políticas que criamos, tem acontecido na ponta”.

O Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte - Marcelo Meireles também destacou a visita realizada ao Hospital Municipal. “Conhecemos a estrutura e a aplicação dos recursos destinados à saúde em Salinas. Com a inauguração da USA, este é mais um exemplo do trabalho que o prefeito tem deixado para Salinas e região".

Os deputados Zé Reis, Arlen Santiago, Paulo Guedes, Domingos Sávio e Marcelo Freitas estiveram presentes e destacaram nas suas falas os investimentos provenientes de emendas e recursos do governo federal e estadual para o desenvolvimento e fortalecimento da saúde em Salinas.

Com a ampliação destas unidades, o Norte de Minas passará a contar com sessenta ambulâncias do SAMU espalhadas pela região. A USA será tripulada por um condutor-socorrista, um enfermeiro e um médico.

As unidades do SAMU são capazes de atender casos mais graves como os procedimentos invasivos, tais como: intubação, drenagem torácica, partos, doenças cardiovasculares graves, infartos e arritmias. Equipada com aparelhos de alta tecnologia como: respirador mecânico, cardioversores, bomba de infusão de seringa, detector fetal, incubadora, monitorização de oximetria e imobilizações para vítimas presas em ferragens, além de uma ampla classe de medicamentos.

Participaram também da solenidade autoridade locais, referências em saúde do município, os prefeitos das cidades de Manga, Grão Mogol, Jequitaí, representantes dos órgãos de segurança pública, além da comunidade local.
27/06/2022
Unidade de Suporte Avançado (USA) é inaugurada em Salinas