30 OUT 2023
SALA MINEIRA
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Notícias sobre o Programa de Desenvolvimento Territorial | Salinas/MG - Edição II - Outubro. 2023
No dia 16 de outubro de 2023, uma reunião significativa ocorreu com a presença do técnico do Sebrae Minas, Albertino Correia, o Agente Territorial do Sebrae, Vinícius Henrique Siqueira e demais lideranças do município. A reunião informou sobre a necessidade da contratação de um consultor especializado em compras governamentais e detalhou o plano de consultoria que será importante para a implementação  do setor. Foi destacada a complexidade das compras governamentais e a necessidade de capacitação para o comércio local.

Milton Reis, Secretário de Desenvolvimento Econômico, em sua fala colocou que a importância do comércio local não é apenas uma questão de conveniência e sim é uma escolha que impacta especificamente a economia, a cultura e o tecido social de sua comunidade.

Cada compra num comércio local é um voto de confiança no futuro da região e uma demonstração de apoio aos empreendedores locais. Portanto, ao fazer suas compras, considere a importância de escolher os estabelecimentos locais sempre que possível, e ajude a fortalecer a base de sua comunidade.

A reunião foi finalizada com o encaminhamento para estudo do setor jurídico a proposta de criação da Lei de Regionalização de Compras Públicas.

AÇÕES  JUNTO AO CMDE

O ATS repassou informações sobre a REURB Regularização Fundiária Urbana que é um processo que consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais com a finalidade de incorporar os núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes para que o CMDE veja junto ao Executivo para dá aceite ao programa.

- Maximização do direito de moradia digna;
- Segurança jurídica para o morador com a entrega da escritura de seu imóvel e garantia legal de sucessão para os seus herdeiros;
- Melhorias nas condições urbanísticas e ambientais com reflexos positivos na qualidade de vida de seus moradores;
- Prestação de serviços públicos adequados aos seus ocupantes, promovendo integração social, geração de emprego e renda.

Na oportunidade o ATS  falou da importância da INVEST MINAS, que  nasceu com a missão de fortalecer e diversificar a economia mineira para gerar empregos, renda e oportunidades para os empreendedores. Isto significa possibilidade de mudança real na economia dos municípios e uma vida melhor para as pessoas.

Saiba Mais | A estratégia principal do programa é a criação de uma rede integrada de profissionais, chamados de ATS – Agente Territorial Sebrae - que apoiarão o Sebrae/MG em ações de promoção ao desenvolvimento territorial e melhoria do Ambiente Local de Negócios, alcançando 250 municípios, no ano de 2023.

Quem é o Agente Territorial Sebrae? Profissional que atuará no apoio à promoção e no acompanhamento da implementação da estratégia de desenvolvimento nos territórios escolhidos pelo Sebrae/MG. Ou seja, é um articulador e promotor do desenvolvimento territorial. O seu papel é importante, sobretudo, no apoio ao município e ao Sebrae/MG na articulação da governança do território visando promover o desenvolvimento econômico, a geração de riqueza, renda, trabalho e emprego.
Fonte: Informativo Programa de Desenvolvimento Territorial - Edição II - Outubro. 2023