Nesta segunda-feira (27), foi assinada a ordem de início para a construção da sede própria do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ) de Salinas. A unidade, que atualmente funciona no Bairro Alvorada, tem como público específico crianças e adolescentes com até 17 anos com transtornos mentais graves severos e persistentes e/ou pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas. Com uma média de 1.300 atendimentos mensais, este é um marco importante para Salinas e microrregião.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e suas modalidades (I, II, III, Infantojuvenil-IJ, Álcool e Outras Drogas-AD II e AD III) são serviços de saúde comunitários que oferecem atendimento aberto e multidisciplinar. Seu principal objetivo é acolher e tratar pessoas com transtornos mentais graves, severos ou persistentes, bem como aquelas que enfrentam prejuízos relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Durante as crises, os CAPS oferecem um espaço seguro para o acolhimento e a construção de um Projeto Terapêutico Singular, que orienta o tratamento de forma personalizada. Com a estabilização do quadro, o usuário é reintegrado ao seu território de origem, promovendo sua reinserção na comunidade.
Com a sede própria, vamos oferecer um espaço ainda mais estruturado para acolher e cuidar de quem mais precisa, promovendo saúde, acolhimento e reinserção social.