O Programa Pró-Mananciais, além da preservação e conservação de nascentes, atua também na recomposição de matas ciliares, retenção de água de chuva, entre outras intervenções visando a proteção de mananciais a montante de pontos de captação para abastecimento das cidades. Conduzido pelo Coletivo Local do Meio Ambiente/COLMEIA - o programa é resultado da parceria firmada entre a Prefeitura de Salinas, Emater e Copasa.
Diversas ações estão sendo e serão desenvolvidas na bacia do Rio Bananal, entre elas o cercamento de nascentes, plantio de mudas, instalação de biodigestores, construção de fossas sépticas, recuperação de estradas, construção de bacias de contenção de água de chuvas. Na etapa atual, está sendo recuperado o trecho de estrada que liga o povoado de Laginha até Curralinho. Além de recuperar o leito da estrada, estão sendo construídas bacias de contenção nas suas margens para receber águas de chuvas das enxurradas para que não danifiquem as estradas e assoreiam córregos. 6km de estrada serão recuperados neste percurso, após serão construídas 140 bacias de contenção de água de chuva na ligação entre a sede e o Povoado de Curralinho.
“Essas ações se darão na bacia do Rio Bananal com a implementação de projetos como este, numa constante, uma ação efetiva, até que tenhamos as nascentes recuperadas e o que o Rio Bananal volte a correr água em seu leito”, pontuou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Zonete Mendes.