23 JUL 2021
Audiência Pública debate municipalização em Salinas
Na última quinta-feira (22), o Executivo Municipal, representado pelo prefeito, Kinca Dias; o vice-prefeito, Raimundo Benoni; e a secretária de Educação, Cleidimara Araújo; participaram de Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Vereadores de Salinas.

O Legislativo Municipal organizou o momento para discutir com a comunidade, professores das Redes Estadual e Municipal e sindicatos, o "Projeto Mãos Dadas", do Governo de Minas, que visa ampliar a oferta dos anos iniciais do ensino fundamental nas unidades escolares, em uma cooperação entre Estado e Município.

O prefeito Kinca Dias agradeceu a oportunidade de poder viver em um Estado Democrático e de Direito, onde a população, o executivo e o legislativo discutem as ideias para, juntos, estabelecerem o que será melhor para todos. O gestor ainda afirmou que vem debatendo o projeto, buscando exemplos em outros municípios que já passaram pelo mesmo processo.

Kinca afirmou seu compromisso com a população e sua preocupação com a Educação, “o futuro da nossa Salinas”. Ele ainda lembrou que este é o momento para melhorarmos a estrutura física das escolas municipais e fortalecermos os anos iniciais e enfatizou: “Salinas tem muito a crescer. É preciso construir escolas de qualidade, creches e garantir aos educandos o direito à educação de qualidade", disse.

A secretária de Educação tranquilizou os professores em relação à garantia do emprego, de acordo com ela, o Município irá oferecer processos justos e democráticos - tal qual a Lei exige - para garantir o provimento dos cargos na Rede Municipal de Educação, bem como a escolha dos cargos de diretores que será por meio de votação com a participação da comunidade como um todo.

“Estamos estudando e nos planejando para que todo o processo seja bom para todos, tanto para os estudantes como, também, para os professores, efetivos e designados", afirma.

Raimundo Benoni, vice-prefeito, expôs dados da realidade atual da Educação de Salinas, bem como pontos a serem observados para fomentar a transformação na Educação do Município. “É preciso proteger os profissionais, os designados e também os efetivos. Precisamos minimizar as incertezas. É momento para pensarmos juntos o futuro da Educação”, finaliza.

O Executivo convidou professores, sindicatos, os vereadores e a população para pensar juntos e decidir os rumos da Educação de Salinas.